sexta, 11 outubro 2013 12:05

FINICIA

Finicia

O que é o FINICIA?

O FINICIA é um programa que facilita o acesso a soluções de financiamento e assistência técnica na criação de empresas, ou em empresas na fase inicial do seu ciclo de vida, com projectos empresariais diferenciadores, próximos do mercado ou com potencial de valorização económica.

O FINICIA Jovem, resultante de uma parceria com o Instituto Português da Juventude, apresenta condições especiais para jovens até aos 35 anos (mais informação em www.ipj.pt).

Como funciona?

Para garantir o acesso aos meios financeiros o Estado, através do IAPMEI, partilha o risco destas operações com sociedades de capital de risco, instituições bancárias, sociedades de garantia mútua e “Business Angels”.

Para conhecer a nossa rede de parceiros financeiros:

Sociedades de Capital de Risco
Sociedades de Garantia Mútua

Vigência
O acesso a estes instrumentos está disponível em regime contínuo.

Beneficiários
Empreendedores e PME em fase de arranque.

 

TIPOLOGIA DE PROJECTOS

O Programa FINICIA encontra-se estruturado segundo 4 eixos de intervenção:

Eixo “Zero”

Destinado a resultados de investigação ou projectos em fase de prova de conceito de alta e média tecnologia para passar ao mercado por via da criação de empresa ou de licenciamento industrial.

Acesso a participação de capital de risco até 300 mil euros e máximo de 3 anos de desenvolvimento do projecto.

Eixo I

Destinado à criação de empresas ou a PME existentes com actividade iniciada, que apresentem projectos com uma elevada componente inovadora e potencial de crescimento.

Acesso a participação de capital de risco até 1 milhão de euros ou, combinado de capital de risco e de crédito suportado em garantia mútua.

Eixo II

Financiamento para a criação de empresas ou para PME com início de actividade há menos de 3 anos.

Acesso a participação de capital de risco até 100 mil euros, crédito suportado em garantia mútua, ou combinado destas duas soluções de financiamento.

Eixo III

Destinado a PME existentes ou em fase de criação, com actividade ou projecto empresarial de relevância local em municípios aderentes aos Fundos FINICIA.

As soluções disponíveis são específicas de cada município.

 

 

 

Ver mais em: http://www.iapmei.pt/iapmei-mstplartigo-01.php?temaid=105&msid=12

 

Para mais informações preencha o nosso formulário de contacto ou envie-nos um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Menu Incentivos