sexta, 18 outubro 2013 10:37

Condições FDU CGD/IHRU

Finalidade: a reabilitação do edificado e/ou equipamentos desportivos, culturais, sociais, etc., que se destinem a dinamizar a atividade económica e social dos núcleos urbanos respetivos e que estejam situados nas regiões Norte, Centro e Alentejo.

 

Destinatários:

  • Municípios e/ou empresas municipais;
  • Sociedades de Reabilitação Urbana (SRU);
  • Instituições Particulares de Solidariedade Sociais (IPSS);
  • Empresas;
  • Fundos de Investimento Imobiliário

 

Principais características das linhas:

        I.            Linha de crédito para financiamento de projetos que respeitem critérios de elegibilidade dos fundos comunitários JESSICA - capitais provenientes do JESSICA Holding Fund Portugal e da CGD

  • Montante mínimo: € 100.000,00;
  • Montante máximo: até 80% do valor do investimento, desde que fundamentado no custo da reabilitação e na elegibilidade das despesas, definidas no âmbito do QREN e das Garantias prestadas.
  • Prazo até 20 anos (podendo incluir período de carência, período utilização e diferimento);
  • Pricing: bonificação de 1,5% sobre o spread calculado em função do risco da operação/projeto.

 

      II.            Linha de crédito complementar para financiamento de projetos de reabilitação e  regeneração urbanas em componentes não elegíveis: capitais provenientes da CGD

  • Montante mínimo: € 100.000,00;
  • Prazo até 20 anos (podendo incluir período de carência, período utilização e diferimento);
  • Pricing justado ao risco da operação/projeto.

Ambas consistem em linhas de crédito para reabilitação urbana, destinando-se a I ao fomento de projetos de investimento elegíveis, sendo a II complementar para financiar despesas necessárias ao projeto, embora não elegíveis na linha I.

 

    III.            Fundo de equity que participa em projectos de regeneração e reabilitação urbanas promovidos por Fundos de Investimento ou por empresas - Instrumento de participação em Capital de projetos Participação em projetos elegíveis, sendo de destacar a participação no Fundo de Investimento Imobiliário de Arrendamento Habitacional para Reabilitação Urbana - CIDADES DE PORTUGAL, FIIAH.

 

As operações de crédito candidatas ao financiamento no âmbito do FDU JESSICA CGD devem cumprir todos os critérios de enquadramento definidos para a Iniciativa JESSICA, mostrarem-se economicamente viáveis e ser coerentes com a política de investimento dos Fundos de Desenvolvimento Urbano (FDU) e do Programa Operacional Regional (POR) respetivo.

Os projetos serão analisados caso a caso e o spread a aplicar será variável, de acordo com o montante e o nível de risco associado a cada operação.

Ao spread apurado com base no risco do projeto será deduzida uma bonificação de 1,500%, como forma de transferir para o cliente final o benefício resultante da utilização de Fundos Comunitários.

 

Para mais informações preencha o nosso formulário de contacto ou envie-nos um email para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. .

Menu Incentivos