Dimensão e Transmissão Empresarial

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Destinatários

  • PME com dificuldades para prosseguir o seu desenvolvimento pela inadequação do modelo de negócio ou da gestão, que pretendam equacionar a hipótese de alienação total ou parcial;
  • Empresários que estejam a planear a sua sucessão e/ou retirada;
  • PME com ativos pouco rentáveis, que podem ser revitalizados por inclusão numa nova cadeia de valor;
  • PME que queiram aumentar a sua competitividade através de uma estratégia de crescimento por aquisição e ou fusão / concentração;
  • Investidores interessados na aquisição de uma empresa já existente.

 

Objetivos

  • Potenciar o crescimento rápido das PME, através de processos de fusão ou aquisição:
    A reduzida dimensão da maioria das empresas portuguesas dificulta a sua atuação em mercados globalizados. É necessário ganhar dimensão para promover o crescimento rápido das empresas, através de processos de concentração (fusões e aquisições), facilitando a mobilização de recursos, economias de escala, e elevando a capacidade competitiva dos negócios;
  • Criar oportunidades para assegurar a continuidade e o desenvolvimento de empresas com modelos de negócio e/ou de gestão inadequados e facilitar processos de sucessão:
    A transmissão empresarial, quando devidamente preparada, permite defender os interesses dos sócios/acionistas, de famílias e dos negócios, salvaguardando empregos, know-how, estruturas produtivas, marcas e canais de distribuição existentes;
  • Rentabilizar ativos desaproveitados colocando-os em novas cadeias de valor:
    Ativos físicos e humanos que, num determinado quadro organizacional, se encontrem subaproveitados ou sejam pouco rentáveis podem, através de um processo de transmissão, ser integrados em novas cadeias de valor com aumentos de rendibilidade.

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